Competição / Regulamento

O que é a Taça 2 de Julho? A Taça é organizada por atletas para os atletas, os verdadeiros protagonistas. Pedro Trindade e Mathias Jaimes tomaram inicialmente a frente deste projeto independente com apoio da Liga Nordeste de Basquetebol e a Faculdade 2 de Julho objetivando congregar atletas, gestores e treinadores de basquetebol. Todos os jogos acontecem no ginásio da Faculdade 2 de Julho (Garcia) de acordo com o calendário da competição.


Qual o valor para participar do evento? R$ 100,00 é o valor da inscrição na Taça 2 de Julho (para despesas do evento, premiação e manutenção de site) e R$ 40,00 é o valor da taxa de arbitragem por equipe.


Como é a forma de disputa do campeonato? O projeto foi idealizado para 6 (seis) equipes participarem da competição no sistema ”todos-contra-todos, semi-final e final”. Antes da final do evento, os organizadores irão promover o torneio aberto de dunks e três pontos misto (feminino e masculino), além do jogos das estrelas com atletas destaque votados pelos próprios colegas e publico em geral, via site da competição.


Existe alguma equipe inscrita no adulto masculino? 2 equipes já confirmaram e pagaram a taxa de inscrição do evento, são elas a Faculdade 2 de Julho e o SalvadorBasket. As 4 vagas restantes serão definidas em Congresso Técnico entre as equipes do CEPE-SSA, Cidade Baixa, Liga dos Mutantes, Real Cajazeiras, Colégio Panamericano, UFBa, Fenix Cajazeiras e Pernambues.


O torneio terá algum tipo de divulgação? Assim como a IV Supercopa REPORT Nordeste todos os jogos serão exibidos ao vivo via site do evento (em breve), comentados e narrados pelos próprios atletas, além da cobertura de fotos, vídeos e estatísticas.


Vai ter feminino? O começo do adulto feminino irá depender da quantidade de equipes inscritas. A depender do número de times iremos começar em Agosto.




REGULAMENTO GERAL DA COMPETIÇÃO

Capítulo I

Da Definição e dos Objetivos

“Art. 1º ”  A TAÇA 2 DE JULHO é uma competição idealizada, promovida e executada pela M10 EVENTOS, que tem por finalidade, o encontro competitivo de equipes esportivas na categoria adulto masculino.

“Art. 2º “  Tem por objetivo estimular e difundir a prática do Basquetebol na cidade do Salvador, Bahia visando o engrandecimento do esporte, a elevação do nível do técnico e o aumento das relações amistosas entre os participantes;

Capítulo II
Da Participação

“Art. 3º “ As equipes estarão aptas a participar da TAÇA 2 DE JULHO mediante o cumprimento das formalizações legais de inscrição, constantes deste regulamento.

“Art. 4º “ Os membros das equipes (atletas, técnicos, etc.) regularmente inscritos (ficha de inscrição) estarão aptos a participar dos jogos da TAÇA 2 DE JULHO, após pagamento da taca de inscrição da equipe no valor de R$ 100,00 (cem reais) e mediante apresentação de um dos seguintes documentos: RG, passaporte, habilitação, carteira de trabalho antes do inicio dos jogos.

Capítulo III
Da Inscrição

“Art. 5º “ Poderão se inscrever e participar da I TAÇA 2 DE JULHO, através de formalização da intenção, utilizando: a) Ofício de pedido de inscrição feito em papel timbrado da entidade, assinado pelo seu presidente e representante legal e/ou; b) comunicação eletrônica endereçada a barlatay@gmail.com .

Art. 6º “A inscrição será feita em ficha apropriada onde constarão os dados dos membros da equipe: Atletas, Técnico, Assistente Técnico, Dirigentes, etc. (não será permitido no banco de reserva e nem na área de jogo, componente que não esteja devidamente inscrito na competição).
“Parágrafo 1º ”  A inscrição de atletas deverá atender o que segue:
I - Não existe limite para inscrição de atletas por equipe;
II - A relação de inscrição terá que ser entregue uma semana antes do 1º jogo CONSTANDO na publicação da primeira circular.
III - Independentemente de possível justificativa plausível para não participação dos novos inscritos, não será permitido após A TERCEIRA RODADA DA FASE CLASSIFICATÓRIA.
V - Para efeito de conhecimento de todas as equipes participantes, a M10 EVENTOS e seus Coordenadores e Diretores ficará responsável pela divulgação das relações de todas as equipes participantes do evento.
“Parágrafo 2º” Caso algum atleta seja inscrito em mais de uma equipe, ele optará pela participação em apenas uma. Isto ficará evidenciado quando o atleta nesta situação participar do primeiro jogo da competição, sendo, portanto uma irregularidade participar por outra equipe.


Capítulo IV
Da Realização dos Jogos

“Art. 7º Os jogos serão programados pela M10 EVENTOS, sendo publicado através de e-mail aos responsáveis das equipes e atletas, constando: Dia, Data, Horário, Local, Categoria e Jogo.
“Parágrafo 1º” Após publicação da tabela dos jogos, não serão aceitos pedidos de modificação da mesma. Porém, em casos extraordinários, ficará à critério da M10 EVENTOS analisar a situação e definir sobre a possibilidade ou não de efetuar alteração da tabela. No caso de alterações, a M10 EVENTOS informará imediatamente as equipes envolvidas oficializando o mais rápido possível sua decisão.
“Parágrafo 2º” Caso uma equipe esteja impossibilitada de jogar, a mesma deverá encaminhar a M10 EVENTOS via e-mail ( barlatay@gmail.com ), até 5 (cinco) dias úteis antes do dia programado para o jogo, a Ficha de Transferência de Jogo com o “de acordo” da equipe adversária e ainda informar o dia, hora e local onde se realizará o próximo jogo. A M10 EVENTOS, terá 24 horas para se pronunciar a respeito da questão, homologando ou não a solicitação de transferência.

“Art. 8º.“ Deve ser uma preocupação de todos obedecerem rigorosamente os horários estabelecidos para os jogos. A regra do basquetebol será aplicada rigorosamente para o horário da partida.

Capítulo V
Da Ausência a Jogos e Entrega de Pontos

“Art. 11.” A equipe que não comparecer a qualquer jogo, entregar os pontos, abandonar a quadra de jogo ou perder por desistência, será punido da seguinte forma:
“Parágrafo 1º” Perderá o jogo pelo placar de 20 x 0, e não lhe será computado nenhum ponto para efeito de classificação. Na reincidência (segundo WO) a equipe será excluída da competição e o representante da equipe será punido por 12 (doze) meses não podendo representar nenhuma equipe participante da competição organizada pela M10 EVENTOS, durante este período.

Capítulo VI
Do Uniforme de Jogo

“Art. 9º.” As equipes deverão dar conhecimento das cores dos uniformes 1 e 2 (como mínimo). O uso do uniforme durante os jogos seguirá o que está estabelecido na regra oficial. A M10 EVENTOS dará conhecimento a todos os participantes sobre as cores dos uniformes das equipes participantes. Durante o jogo, os jogadores deverão ter a camisa de jogo para dentro do calção e permanecê-la até o final do jogo.

“Art. 10.”  Para participação nos jogos, será obrigatório o uso de:
“Parágrafo 1º” Atletas - uniforme completo e padronizado por equipe conforme as regras oficiais (FIBA). Podendo ser utilizadas camisas listradas. A numeração do um uniforme deverá constar na frente e atrás da camisa conforme regra da FIBA.
“Parágrafo 2º” Demais integrantes da equipe – Calça, camisa e sapatos (Tênis ou social).

Capítulo VII
Do Sistema Disputa e Classificação das Equipes

“Art. 11.” A Fase Classificatória será realizada no sistema todos-contra-todos em turno único classificando as 4 melhores equipes para a semi-final sendo feito o cruzamento olímpico de acordo com os critérios de classificação da regra oficial até chegar à final da competição. Semi-finais e finais serão decididas em jogo único de acordo ao calendário feito pela M10 EVENTOS.

 “Art. 12.” Para efeito de classificação, quando por qualquer motivo uma equipe for afastada ou pedir afastamento durante o campeonato, todos os seus jogos serão considerados nulos.

Capítulo VIII
Dos Protestos

“Art. 13.”  É facultada a qualquer equipe a formulação de protesto, quando a mesma se sentir na posição de prejudicada nos seus direitos. Quando se tratar de questões referentes ao andamento do jogo, o protesto deverá ser formalizado com a assinatura da súmula pelo capitão da equipe. Posteriormente, a equipe responsável pelo protesto deverá encaminhar a M10 EVENTOS via e-mail, até 24 horas úteis após a partida, documento formal explicando o fato e suas justificativas, com a assinatura do presidente da entidade e/ou representante legal.

Capítulo IX
Da Premiação

“Art. 14.”  Serão premiados técnicos, atletas e equipes que participarem do campeonato da seguinte forma:

a) Clube campeão, Vice-campeão – Troféu e 12 medalhas
b) Terceiro colocado - 12 medalhas
c) Cestinha da competição – Medalha
d) Cestinha de 3 pontos da competição – Medalha
e) MVP da competição – Medalha

Capítulo X
Da Arbitragem

“Art.15.” Os árbitros serão designados pela M10 EVENTOS. Assim, em alguns locais designar a arbitragem será encargo da M10 EVENTOS quem define a quem caberá a responsabilidade pela coordenação da arbitragem.
Observação: Em caso de expulsão em determinado jogo e precise-se definir a punição de algum atleta ou integrante de comissão técnica a decisão será tomada pelos 6 (seis) representantes das equipes que não participaram da partida do incidente.

“Art. 16.” Nenhuma equipe poderá recusar a arbitragem definida para o jogo. Em caso de recusa esta equipe será penalizada por desistência de jogo, sendo considerada perdedora;

“Art. 17.” Os componentes da equipe de arbitragem deverão estar no local do jogo 20 minutos antes da hora prevista para a realização do mesmo. O não cumprimento deste artigo acarretará sanções disciplinares a critério da Coordenação de Oficiais ou Presidência. 

“Art. 18.” A falta de um árbitro ou mesário escalado para o jogo, acarretará sanções disciplinares a critério da Coordenação de Oficiais ou Presidência, que deverão ser publicadas em Nota Oficial/Circular

Capítulo XI
Da Taxa de Arbitragem

“Art. 19.” As taxas de arbitragens, no valor de R$ 40,00 (quarenta reais) por equipe, serão pagas antes da realização da partida. O recibo de pagamento será emitido pela M10 EVENTOS. O descumprimento deste artigo implicará na perda do jogo por desistência.

Capítulo XII
Das Comissões

Art. 20.” Toda e qualquer resolução tomada pela Comissão Disciplinar formada representantes de todas as equipes participantes e instalada antes do inicio do evento pela M10 EVENTOS quando publicada, terá caráter oficial, cabendo recurso ao TJD.

“Art. 22.” Os clubes inscritos para disputarem a TAÇA 2 DE JULHO, reconhecem a M10 EVENTOS, suas Comissões instaladas e o TJD, como únicas e definitivas instâncias para resolver quaisquer questões que venham a surgir durante o evento.

Capítulo XIII
Da Publicidade e Divulgação de Resultados

“Art. 23.” Cada equipe participante tem o direito à colocação de uma faixa de 3 x 1 mt dos seus patrocinadores e a M10 EVENTOS colocará tais faixas desde que não estejam conflitantes com os patrocinadores do evento.

“Art. 24.” A M10 EVENTOS, deverá publicar no site oficial do evento ( taca2dejulho.com ) e enviar o link através do correio eletrônico os resultados semanais dos jogos, dados estatísticos e outros que venham a contribuir para melhor informar aos clubes sobre a competição.

Capítulo XIV
Das Disposições

“Art. 25.” É proibido o uso de garrafas de vidro, bem como qualquer material cortante, ex.: latas, bandeiras, ferros, madeiras e instrumentos de percussão (tocando) dentro do ginásio. O árbitro da partida deverá se dirigir ao técnico da equipe em que a torcida estar agindo de maneira irregular para que este providencie a retirada dos objetos e/ou do torcedor não permita a utilização destes instrumentos ou pessoas ante-esporte, durante a realização do jogo, sob pena de perda do jogo por 20 x 00, cabendo ao vencedor 02 pontos e a equipe perdedora 01 ponto.

 “Art. 26.” As equipes mandantes dos jogos serão responsáveis em oferecer necessárias condições de segurança para atletas, equipe de arbitragem, dirigentes e espectadores envolvidos no evento, inclusive a providência de força policial*. Caso a equipe mandante do jogo não providencie as condições de segurança necessárias para sua realização, o árbitro deverá decidir sobre a sua efetivação ou não. O caso será apreciado se a partida não for realizada pela M10 EVENTOS,o qual a equipe mandante poderá perder o jogo por desistência e pagará as despesas de arbitragem.

“Art. 27.” A competição será regida pelas regras oficiais da FIBA e pelo presente regulamento.

“Art. 33.” Os casos omissos neste regulamento, serão decididos pela M10 EVENTOS.



CÓDIGO DISCIPLINAR

“Art. 1º” A M10 EVENTOS e as equipes participantes aplicarão as medidas disciplinares, sempre que ocorrerem violações as regras do Basquetebol e/ou ao presente regulamento.
“Parágrafo Único” A Comissão de Disciplina formada por um representante de cada um dos clubes participantes reunir-se-á quando necessário para julgar em 1ª instancia os casos pendentes. Os interessados no processo poderão assistir à sessão de julgamento para aduzir defesa.

“Art 2º” As sanções estão previstas para a sua aplicação em caso de violação dos Clubes, Atletas, Técnicos, Assistentes, Dirigentes, Acompanhantes e Árbitros, como abaixo relacionado:

I - CLUBE

      “a)”   Utilizar atletas que não reúnam condições legais de jogo.
PENA –  a equipe infratora não marcará pontos (zero). Caso reincida, será excluída da competição;

      “b)”  Abandonar a quadra de jogo sem a permissão do árbitro, recusar-se a continuar o jogo e/ou  provocar deliberadamente sua interrupção.
PENA - Perda de jogo por desistência; estará fora da competição.

      “c)” Deixar de cumprir com as obrigações relativas às instalações e organização do local do jogo (equipamentos em perfeitas condições de uso, segurança  para os componentes das equipes) ,com equipe  adversárias, de arbitragem e público presente ao local do jogo).
PENA – perda de mando de jogo;

      “d)” Procedimentos inadequados da torcida, incentivo ou omissão em relação ao comportamento hostil e agressivo do público, como: ameaça a integridade física das pessoas envolvidas na competição, lançamento de objetos na quadra, invasão de quadra de jogo, etc.
PENA - Falta Técnica debitada ao banco de reservas;

      “e)” Abandono da competição, antes ou durante sua realização, desde que já tenha realizado sua inscrição.
PENA – Perda de jogo por desistência.

      “f)” Atletas, técnicos e demais pessoas reconhecidamente ligadas a uma equipe mesmo não participando do jogo que agredirem comprovadamente de forma verbal (não confundir com manifestações comuns de insatisfação com a arbitragem) os árbitros, mesários ou qualquer pessoa  ligada ao jogo.
PENA - Suspensão de 2 jogos para o atleta ou multa de R$ 100,00;

      “h)” Atletas, técnicos e demais pessoas reconhecidamente ligadas a uma equipe mesmo não participando do jogo tentarem ou agredirem fisicamente os árbitros, mesários ou qualquer pessoa  ligada ao jogo.
PENA – Eliminação da competição em 2011, podendo ser eliminado permanentemente, a critério da Comissão Disciplinar.

     “i)” Equipes que cometerem atos danosos aos equipamentos dos ginásios de esportes disponibilizados para a realização dos jogos como quebra de tabela, de aro e demais prejuízos serão obrigados a ressarcimento do equipamento disponibilizado para a realização do evento.
PENA – Caso não restitua será afastado da competição.
       
II - TÉCNICOS, COMISSÃO TÉCNICA E DIRIGENTE
     
“a)”   Postura e atitude inconveniente (palavras de baixo calão , inclusive com seus atletas) durante os jogos
PENA – Suspensão por 2 jogos ou multa de R$ 100,00

      “b)”   Agressão verbal contra a equipe de arbitragem, delegado, atletas, dirigentes e espectadores.
PENA - Suspensão por 2 jogos ou multa de R$ 100,00;

      “c)”   Tentativa ou agressão física a qualquer pessoa ligada ao jogo.
PENA – Eliminação da competição em 2011, podendo ser eliminado permanentemente, a critério da Comissão Disciplinar.

III – ATLETAS
     
“a)” Postura e atitude inconveniente (palavras de baixo calão , com a arbitragem e oponentes dentro e fora do jogo...)
PENA – Suspensão automática por 1 jogo ou multa de R$ 50,00;
   
 “b)” Desqualificação.
PENA – Suspensão automática por 1 jogo ou multa de R$ 50,00;

      “c)”   Agressão verbal contra a equipe de arbitragem, delegado, atletas, dirigentes e espectadores.
PENA – Suspensão automática por 2 jogos ou multa de R$ 100,00;

      “d)”   Tentativa ou agressão  física contra  qualquer  pessoa  ligada  a  competição.
PENA -  Eliminação da competição em 2011, podendo ser eliminado permanentemente, a critério da Comissão Disciplinar;

      “e)”   Participar de rixa, conflito ou tumulto, durante a competição.
PENA - Suspensão preventiva por 1 jogo. Posteriormente, a Comissão Disciplinar definirá a punição que poderá vir a ser maior ou menor.

IV - ÁRBITROS E OFICIAIS DE MESA
    
   “a)”  Apresentar-se indevidamente uniformizado ou sem material necessário para o desempenho de suas funções, deixar de apresentar-se no local de jogo com no mínimo 20 (vinte) minutos antes do seu início ou deixar de comunicar à autoridade competente em tempo hábil que não se encontra em condições de arbitrar.
PENA - Suspensão por 30 (trinta) dias;

       “b)” Deixar de entregar a um representante da M10 EVENTOS ou na sede, no prazo legal, documento da competição devidamente preenchido ou não relatar ocorrências disciplinares ocorridas durante o jogo ou, se o fizer, de maneira que impossibilite ou dificulte a aplicação de sanções.
Pena - Suspensão por 30 (trinta) dias;

       “c)” Criticar publicamente a atuação de outros árbitros e/ou auxiliares e outras pessoas participantes do jogo.
PENA -  Suspensão por 30 (trinta) dias;

      “d)”   Deixar de observar as regras do jogo
PENA -  Suspensão de 10 (dez) a 30 (trinta) dias;

      “e)”   Omitir-se de prevenir ou coibir violência ou animosidade entre atletas e demais membros das equipes no transcorrer do jogo.
PENA-  Suspensão de 30 (trinta) a 60 (sessenta) dias;

       “f)”  Ofender moralmente quaisquer pessoas citadas no item anterior.
PENA -  Suspensão preventiva por  30 dias. Posteriormente, a Comissão Disciplinar definirá a punição que poderá vir a ser maior ou menor;

      “g)”  Revide de agressão a atleta, membros da equipe de arbitragem, representante ou outra autoridade da M10 EVENTOS ou demais pessoas em função do jogo.
PENA - Suspensão preventiva por 30 dias. Posteriormente, a Comissão Disciplinar definirá a punição que poderá vir a ser maior ou menor;

     “h)”  Agressão a atleta, membros da equipe de arbitragem, representante ou outra autoridade da M10 EVENTOS ou demais pessoas em função do jogo.
PENA -  Eliminação da competição em 2011 podendo ser eliminado permanentemente, a critério da Comissão Disciplinar:

“1.” As infrações previstas nas alíneas f, g  e h serão punidas se praticadas antes, durante ou depois do jogo.

Todos os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Diretoria de Oficiais, Coordenadores estaduais e Diretores Executivos.




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